quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Indo as compras nos mercados em Alexandria - mal governo de Mubarak


dinheiro egipcio...sempre muitas notas sujas e velhas...essa e uma das coisas q os japoneses reclamam quando veem para ca......as mais clarinhas sao notas novas..em geral vc encontra as notas mais altas mais novas e as mais baixas q passam muito nas maos dos pobres sujas e velhas...


Daqui para frente vou colocar os precos de algumas coisas…mas e muito simples vc calcular as coisas no egito.

Por exemplo…se uma coca-cola no brasil custa 3R$( reais )no egito custara 3 pounds ( aqui o dinheiro e dito como na inglatrerra – pois os britanicos estiveram aqui e ficaram muitos anos por aqui.)

Inclusive nas costas do dinheiro egipicio esta escrito em ingles – de um lado em arabe e de outro em ingles.

A moeda agora esta assim – 1 dolar custa 6 lira egipcias e 1 euro 7 mais ou menos)

Ontem fomos passear...fomos para Mansheia em um "open air market" – um tipo de feira- livre.

Era uma loucura – havia sujeira por todo lado…vendiam carnes e frangos e peixes misturados com outros box que vendiam outros produtos de materias totalmente diversos.

Sem muito espaco de separacao.

Como podiam comprar aquelas carnes..um homem totalmente sujo e sem nenhuma protecao e sem nenhuma hygiene cortava as carnes ao ar livre…e amontoavam-se restos de ossos e carnes em um lixeira em frente..animais como patos e galinhas e coelhos esperam em gaiolas estreitas um possivel comprador para sua morte certa…

frutas bem conservadas e velhas se misturavam com estragadas…como na turquia e em Portugal- eles nao permitem q a gente escolha as frutas e legumes..

colocam entao juntos com as boas os estragados….

ja briguei em Portugal e na Turquia por causa disso…afinal querem q a gente pague por alimentos estragados – como pode ser isto?

Mas aqui no egito meu amigo egipcio reagiu – ele abria os pacotes e conferia se eles colocaram estragados e pedia q os tirasse e tiravam- mas na Turquia meu doce amigo turco nao reagia e deixava q colocassem o q queriam.

Por causa desse habito de se comprar coisas ja bem maduras e as vezes passadas, muitos egipcios e turcos gostam de frutas qdo estao bem maduras e ate meio moles – amassadas.

Coisa q nos brasileiros evitamos eles aceitam facilmente, mas ja houve tempo q foi assim tbem no Brasil. Bom, no meio de toda confusao e desordem e sujeira havia insensos em muitas barracas..insensos iguais q usamos na Umbanda…aquilo me fez viajar…aquele cheiro me trouxe uma parte ao Brasil…era um contraste imenso

Depois fomos para outra parte de Mansheia, com lindos predios e alguns hoteis cheios de turistas pendurados …aquele cheiro se misturava com todo fedor das sujeiras ao redor. nas janelas, olhando surpresos para todo aquele movimento e confusao embaixo

muitas vans e onibus e no meio do transito caotico e barulhentos, criancas, mulheres e homens carregando os pacotes ..

Oh! tanta loucura e q levaria um dia para desenhar aqui a cena cheia de constrastes q se passa no egito todos os dias.

Sabe q eu me admiro como eles conseguem atravessar as ruas…sinceramente eu nao consigo fazer sozinha- se nao tenho um egipcio ao meu lado fico la o dia todo e nao atravesso.

Essa aventura ja passei em 2004 e estava acompanhada de Tarek…eu pensei q morreria..agora simplesmente me deixo ser atravessada pelo meu amigo….Confio q ele sabe me conduzir melhor do q eu mesma…afinal estou em seu pais e ele e habil no q faz no seu dia-a-dia. Quando entro numa dessas Van, ttambem solto todos os medos.

Esse e o truque…esqueca os medos…nao ligue como eles dirigem- simplesmente acredite q ele podem fazer mesmo q te pareca doido demais…acho q egipcios podem ser grandes pilotos de formulas 1…quem dirige nesse transito pode dirigir em qualquer outro e so aprender a se organizer. Isso aconteceu comigo…quando um instructor alemao soube q eu sou do Brasil e aprendi a dirigir em Sao Paulo ( sem comparar o transito de sampa com o do egito- aqui e algo sem comparacao de tao caotico) bom..o instructor me disse…- Se vc dirigiu em Sao Paulo vc pode dirigir em qualquer lugar outro….entendeu?

Se vc vier morar no Egito tem q se preparar para aprender a viver em um lugar onde tudo esta abandonado pelo Presidente Mubarak. a ele nada falta. Alias a ele so fartura e grandeza o acompanha enqto o pais esta deitado na miseria…e o egito recebe milhoes de turistas q geram um enorme capital e muitos outros negocios e ninguem ve e nem sabe para onde vai o dinheiro…lembram-se das eleicoes diretas q comemorei ano passado…ele autorizou e etc…pura enganacao…ele acabou vencendo …mas todos sabem q foi tudo trapaca.

Alguns partidos reagiram contra o q tava acontecendo …mas aqui ninguem vai contra…

O egipcio e um povo quieto e q nao reage muito…nos lembra um pouco os brasileiros q nao lutam por seus direitos…em contra partida o povo egipcio e um povo orgulhoso e nao gosta nem mesmo q estrangeiros tirem fotos da miseria daqui….eu so me senti bem para comecar a fotografar tudo e eles nao se incomodaram pq estou usando hijab e a roupa muculmana…devem pensar q sou do cairo e estou aqui como turista egipciioa e nao estrangeira

Vcs nao acreditam mas to passando por egipcia…muitos tentam falar comigo qdo to nos mercados…nas ruas e nas vans.Como nao tenho olhos azuis e meus tracoes nao sao nordicos eles pensam q sou um deles.




Nuggets com salsicha dentro e suco de manga, aqui eles chamam manga como nos, e um cafe egipcio Misr ( egypt - egito )
Tamaras - mais um pacote de arroz de outra firma, para testar, mas sempre o mesmo estilo, e biscoitos, o grande tem sabor de um biscoito nestle chamado divertido, eu acho q e isso.
margarina do supermercado Fattalla
MOLTO, um croissan que eles amam .. e um tipo de rocambolezinho hohos
mel puro,, mas e de fazenda , apicultura..os melhores mel estao na arabia saudita, dizem eles q sao de florestas e nao de caixas de fazenda
oleo de milho....
mais um pacote de acucar de outra companhia , macarrao e atras tem dosi biscoitos e tamaras secas que as pessoas dao para gente na rua...so no ramadam eles fazem isso.
agua sanitaria na garrafa verde, fosforo, sabao em po persil, shampoo e sabonetes e papel higienico zeina.
pepinos japoneses..aqui nao sei como se chamam, mas sao os mesmo q encontrei na turquia e na alemanha. Beringela e queijo branco parecido com o queijo branco danubio
arroz..mas nao e tipo agulhina e mais para arroz tailandez.
Aqui mais coisas q encontrei. nugets de uma companhia egipcia, maionese, catchup heinz, e mostarda, e geleia .
Eu encontrei batata-doce aqui e atras vc pode ver feijao. Egipcios adoram feijao..mas nao sao temeprados como o nosso e eles comem isso pela manha..ou a noite.
vc pensa q e pera...naooooooooo...tem formato de pera mas sabor de goiaba ( goafa em egipcio)
Eu encontrei coentro, como vc pode ver na foto. A caneca la atras e brasileira..da oxford do brasil e em cima temum potinho tambem do brasil .

Blog protected , do not copie

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape