terça-feira, 21 de julho de 2009

Como comprar no Grande Bazar em Istambul e os cuidados que devem ter ao negociar com eles. violencia em Istambul - parte I

essa foto eu fiz de ua estacao de trem que tem istambul, nao e do Grande Bazar
Ainda nao achei o cartao e ou cd com as fotos de la.


Bom, finalmente reservei um tempinho para terminar essa postagem.
Fica em Beyazit, quem pegar o bondinho ja sabe onde parar ....

Pela manha cedo e a melhor hora para ir, pois que mesmo nos dias de semana fica cheio.
A manha tem gente, porem mais vazio e voce sera melhor atendida e podera escolher melhor as coisas que vc quer.
Acordamos cedo e fizemos aquele ritual de turista.
Tomamos nosso banho e fomos pro cafe da manha no Hotel, aquele cafe da manha " mixuruca ".
Na noite anterior ja tinha passado nervoso pq nao colocaram sabonete e nem papel higienico, esse e o Hotel C. Sunay, nao peguem esse hotel nem de graca.
Entao descemos o velho elevador e fomos pro restaurante do Hotel
La estavam aqueles funcionarios com cara de " que droga de turistas, la vem eles para nos fazer trabalhar " cara de poucos amigos mesmo, sorriam amarelo e logo viravam a cara com ar de superioridade.
Fingimos nao ver essas caras de budogues e fomos pegar nosso prato.
Na hora em que fui pegar o leite em po, o rapaz tava escondendo ele
Voces nao sabem, mas de vez enqdo eles escondiam leite em po, eles nao ofereciam leite fresco quente, sim tinha leite frio, mas quando pedi para esquentarem me indicaram a parte onde ficava agua quente e leite em po.
Ofereciam cha, cafe soluvel, nem cafe fresco eles ofereciam, um suco artifical terrivel com gosto de quimica, paes, laranja , e as vezes melao, salada, pepino cortado, ovos, tomate, sopa, batata e outras coisas que eu nem tentava.
Pois, eu nao vivo sem leite, e eles passaram a esconder o leite em po.
Ai, como nao sou tonta eu disse a um funcionario qdo ele estava pegando o leite para esconder
- Hey, preciso disso..e ele sem querer muito e sem graca me deu.
Reclamei para um funcionario que nao gostou que eu reclamei e virou a cara para mim.

Meu amor passava nervoso toda a manha com isso, tava super decepcionado por ter vindo a Istambul.
E eu que tinha contado a meu amor como era maravilhoso o cafe da manha que eu tinha com meus amigos turco em Edirne, em 2006 quando fiquei la 3 meses maravilhosos.
Nao deu outra quando conte isso ele ficou encantado - mas e verdade - se vc ficar na casa de uma familia turca, pela manha eles vao servir a voce um cafe da manha igual q servimos nas fazendas, cheio de coisas, mas eles nao usam presunto , usam muito queijo, muitas azeitonas, e ovos, e cha e nao ofereciam leite e eu que pedi pq nao viveria sem leite pela manha, ja que nao tomo cafe
Aqui na Alemanha ficam espantados com meu jeito, sou brasileira mas nao gosto de cafe.
Alias nem cafe nem axe e nem um monte de coisas que muitas brasileiras gostam e que fazem fama ruim para nos....

Mas, eu adoro o cheiro de cafe, me remete a um momento matinal em familia, com aquele cheirinho fresco de cafe.
E ainda pingo uas gotas de cafe no meu leite, so nao consigo tomar como as pessoas fazem.
Acho q e porque cafe da mal halito na boca das pessoas. Tenta perceber depois de alguns minutos como a boca cheira mal, e fica pior qdo a pessoa fuma.
E quem fuma geralmente bebe cafe e ai ja viu, e aquele cheiro q enrola meu estomago.
Voces sabem sobre meu olfato que vale 4 vezes mais de ua pessoa normal ne, ja contei isso aqui no blog, entao cheiros ruins, ate mesmo do meu corpo, me mata.
Um dos meus filhos, herdou isso de mim, e qdo o vi contar aos amigos q vomitava qdo sentia cheiro ruim, nao pude deixar de rir e entender bem o q ele passa, pois eu ficava embriagada de nauseas qdo mais jovem, ao passar por lugares fetidos.
Sim, qdo eu era mais jovem o meu olfato ainda ficava mais forte, hj em dia eu ate controlo, sinto o mal cheiro mas consigo me segurar mais do que qdo jovem.
Bom, depois do cafe fomos atravessar a rua, que transito la e maluco e a gente passando e motoristas que nao respeitam a faixa, passam perto de voce sem ao menos da seta ou buzinar
Gente, o transito na turquia nao e ruim como no Egito e nem tao ruim qto na India, Deus me livre do transito de India e do Egito .... mas em Turquia tambem e ruim, tomem cuidado ao atravessar as ruas por la...
Parece muito parecido de alguns lugares do Brasil, onde a lei nao funciona e motoristas fazem o que querem
Imagina meu amor tava acostumado com o transito na Alemanha, onde os motoristas param qdo veem uma pessoa atravessando a rua, nao importa se a pessoa ta errada ou certa, a vida da pessoa e mais importante que o carro.
No Brasil e na turquia, parece que o carro e mais importante, e as pessoas q se virem para viver no meio do Caos.
Pegamos o Bondinho e tavamos indo tudo bem, na proxima estacao antes do trem fechar as portas apos entrar algumas pessoas ouvimos uns gritos
Nao entendemos nada, mas sabiamos pelo tom da voz que era algo ruim.
Eu disse ao meu amor, acho q e ladrao, ja conheco esse tom, essa agonia na voz qdo pessoas sao assaltadas.
Dai de repente bem na janela onde estavamos sentados ( isso era raro acontecer, a gente conseguir sentar, o bondinho tava sempre cheio) dai alguem esmurrou um jovem e o sangue da cabeca dele escorria pelo vidro
Comecei a dizer em ingles alto, nervosa
- Que isso, parem esse homem e chamem a policia, violencia nao resolve com violencia
Uma pssageira turca me disse - fique calma , precisa ser assim mesmo, ele tava roubando ua pessoa.
Mas, o homem que esmurrava o jovem, era de uma violencia maior do que o ato do proprio jovem.
Meu Deus ! como pude nascer num mundo que ha violencia e crueldade, se sou completa da paz ! me tira desse mundo, nao sinto nenhuma raiva se fizer isso
Fiquei muito decepcionada com a situacao
Meu amor, concordou comigo, pois ele viu a violencia do outro homem.
Ta bom, o rapaz tava errado, mas sangrar ele , daquela maneira, me fez ver que aquele homem e violento e pode vir a ser um perigo para a sociedade
E saibam q nem foi a ele que o jovem roubou....imagina se fosse com ele
Depois a policia veio e liberou as pessoas e o bondinho...
Beyazit...descemos e fomos andando ainda em estado de choque....
continua na proxima postagem a falar do grande bazar, preciso sair agora

Blog protected , do not copie

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape