quarta-feira, 22 de julho de 2009

Como comprar no Grande Bazar - parte II - cuidados para nao ser enganada pelos comerciantes turcos



Beyazit ! - a voz sintetizada do bondinho anunciava a estacao que fica o Gran Bazar.
Descemos aturdidos pelo ocorrido na estacao anterior e fomos andando em direcao ao mercado.
Fui conversando com meu amor sobre o dia em que fomos para Haja Sophia e um senhor nos parou - Ele era dono de ua fabrica de couros.
Nos perguntou o que faziamos na Turquia, e eu disse :
-Sou jornalista e estamos de ferias.
Ele cresceu os olhos e nos disse :
- Por favor, venham conhecer a minha fabricam, nao se arrependerao.
Ele nos levou por ua ruela, cuja foto ja postei em outra postagem.
Era ua ruazinha estreita, mas linda mesmo.
Eu e meu amor murmuramos - Sera q e bandido, por que sera que quer q a gente va conhecer a loja dele.
Estranho ne ? - disse- me meu amor.
Mesmo assustados fomos seguindo o homem. Era um senhor de meia idade, alto , esguio e com andar bastante calmo.
Por toda a rua, havia lojas e restaurantes, mesmo q a rua cada vez mais se estreitasse, continuava as lojinhas.
E esse senhor comprimentava a todos e me perguntava se queria as coisas das lojas das pessoas
Ate ai eu ainda nao tinha entendido o comercio e o jeito deles.
Nao tinha entendido por que ele me convidava a comprar e entrar nas lojas de concorrentes ou amigos.
Depois de passarmos por um labirinto qdo descemos ua escada na rua, fomos parar num patio e ua das portas desse patio era a firma dele
Ah ! que delicia, cheiro de roupas de couro nova.
Infelizmente aprendi a gostar desse cheiro, porque quando era mais jovem usava muita roupa sexy de couro da Optimos, da Novita , Sueli Cencine e tantas outras lojas mais especializadas em roupa de couro.
Hoje em dia abomino todas as pecas feitas com pele de animais.
Mas, o gosto pelo cheiro continuou a me agradar, ainda que quero acabar com ele
Bom, ele nos convidou a subir e fomos indo

- Ai que lindas roupas ! cada peca de fazer a gente babar.
Ai apareceu mais turcos e ele nos apresentou como sobrinhos e toda a familia unida tava la.
Nos ofereceram cha, ainda que nao quisessemos nada - fomos obrigado a tomar
Por sorte ele me trouxe um cha de maca , que tava mesmo ua delicia
Depois nos trouxe casaccos da Gucci e Prada e tantas outras marcas
E nos disse :
- Paguei mais de 2 mil euros por cada peca, so para poder copiar detalhadamente
A gente copia mas nao colocamos o nome na peca, nao vendemos falsificacao, apenas copia.
Falou de um jeito, como se eles nao considerassem crime copiar descaradamente as coisas dos outros e tomar proveito disso, que coisa ! o mundo esta de cabeca virada !

Quis a custo nos convencer que o couro que e vendido dentro da turquia e o melhor do mundo.
Disse ser melhor que o do Brasil e da Alemanha e sabemos bem que o couro brasileiro tem fama de muito bom espalhado a fora e o couro alemao - nossa ! nem se fala
Mas, para voce comprar algo produzido dentro da Alemanha e ua grande sorte
Pois que aqui o que for feito por maos alemas custa muito caro, mas com ua qualidade de dar inveja ao mundo todo
Que sei do couro turco e : e barato , tem um design bonito, acho q pq copiam dos outros nao tenho certeza.
Enfim, nunca ouvi dizer q sao os melhores, mas depois q fui pro Grande Bazar entendi...porque as pessoas que compram no Grande Bazar nao levam o couro de melhor qualidade turca.
Sim, podemos encontar couro de qualidade na turquia, se voce comprar nas lojas chiques , com renome.
Mesmo em alguns shoppings da turquia vc tem lojas que enrolam o cliente, tomem bastante cuidado ao comprar na turquia, muito mais no Grande Bazar.
Bom, aquele senhor da firma - esqueci o nome, mas assim que lembrar volto aqui e escrevo.
O couro dele tava muito bom, e apesar dele ter me pedido 200 euros por cada jaqueta dizendo q cada ua valia 400 euros, o couro dele estava muito melhor do que o couro q adquiri no Grande bazar.
Por 400 euros eu consigo comprar ua linda jaqueta dentro da Alemanha mesmo
Alias no mes de Julho na Alemanha temos os Schlussverkaufen, e as coisas ficam abaixo da metade do preco, e so esperar e comprar coisas boas com preco baixo
Voltando ao homem....ele queria a todo custo q eu ficasse com ua jaquetinha linda, que caiu como ua luva para mim.
Por sorte que na turquia tem tantas pessoas pequeninas , assim como eu, o mesmo em Portugal e Italia....que sorte !
Mas, eu inventei ua desculpa para ele, pois o negociante turco nunca aceita que vc se va sem comprar nada.
Me disse - Aproveite para comprar hoje, pois hoje e um dia... - ele disse o nome em turco que nao decorei - isso significava um dia que deveria fazer oferta para o cliente , e assim nao teria outra chance
Ele la com a esperteza dele e eu com a minha
Ai disse eu - Sim, seu preco e bom, com certeza quero uma dessas suas maravilhosas pecas, mas agora no momento tenho q visitar um local turistico e preciso ir
Volto amanha com mais ua amiga e vamos escolher juntas
Ele a contragosto teve que aceitar
Eu e meu amor saimos de la com uma sensacao estranha - sabe aquela sensacao quando voce entra nas lojas e os vendedores ficam em cima de voce, pressionando com a presenca deles para voce comprar, e ua coisa bastante desagradavel ne ?

Bom- chegamos no Grande Bazar - ua loucura, o comercio fora do grande bazar e a copia do grande bazar la dentro, o mesmo esquema.
Para poder contar a voces o que contarei aqui, vou te dizer que fomos 5 vezes ao grande bazar
Para conhecermos bem o jeito deles...isso eu fiz sem querer....primeiro fiz porque queria comprar um pouco la e outro tanto fora de la - pensando q era mais barato
Bom, a primeira vez q fui so comprei duas coizinhas e depois aos poucos fui pegando as outras coisas.
Mas, nao vou aqui contar o detalhe de cada dia, vou pular essa parte e contar o grande perigo de comprar no Grande Bazar como turista
Por toda a turquia, tanto para comprar quanto para se hospedar e ficar um tempo, a melhor coisa e ter um turco , um amigo turco, de confianca que podera negociar, alugar, comprar, vender, tudo por voce.
Com um turco ao seu lado, que seja seu amigo, e como se voce tivesse um passaporte abrindo portas em todas as fronteiras da vida na turquia
Ou se vc mesma falar fluentemente o turco e souber se mostrar forte e conhecedora da cultura deles.
Bom, pulando a fase de que fui sendo ludibriada aos poucos, chegou o grande dia que eu seria roubada e simplesmente isso e considerado normal por la.

Bom, como heranca arabe, eles herdaram a negociacao.
Adoram negociar, bater muita a boca e se voce fizer isso com eles, eles vao gostar.
Pois que descobri que eles comecam com o preco 6 vezes mais alto, as vezes ate mais , entao se voce, como turista aceitar, otimo para ele.
Caso nao....caso voce ja foi avisado que deve barganhar, entao eles comecam - hey my friend what is your price ?
Se vc der um preco, eles dirao que ele pagou mais do que isso e que ele nao tera lucro algum e assim vai

Estava eu com meu amor interessado por ua lampada de aladim.
Toda trabalhadinha, mas que a meu ver, vinha da china e nao deveria custar muito no ebay alemao.
Mas, meu amor queria porque queria aquela lampada. Depois ele viu ua mais bonita
Perguntei o preco, o homem disse
Essa mais bonita custa 60 liras turcas e a outra 40 liras turcas
Entao meu amor comecou a barganhar...
Vamos, te dou 30 liras turcas pela a que vc quer 60( 30 liras turcas era mais ou menos 15 euros )
Ainda assim achei caro.
O homem era um turco de grandes olhos verdes e de aparencia amistosa
Gostamos muito dele, foi o unico que barganhou de verdade, como um original arabe faz
Nos ofereceu cha e continuou a negociacao
Prestem atencao - todos eles chamarao voce de " my friend " todos eles vao dizer que voce e a mulher mais bonita.
Eles, quase todos falam mais de 2 linguas, e qdo nao falam, conhecem algumas frases em 8 idiomas e as repete quando voce passa, e acreditem eles advinham quase 98 % de qual nacionalidade voce e...pelos tracos e maneira de se vestir e de tanto lidar com estrangeiros e eles sacam rapidinho.
Ficam a dizer em todas as linguas, ate no portugues
Pois que portugues nao e ua lingua e um codigo heheheheh, e mesmo assim eles dizem
Ola, como vai, obrigada....
Sao astutos demais, e mesmo quando voce pensa que saiu lucrando, besteira- quem saiu lucrando foi ele, nunca eles perdem, nunca !

Continuacao nos proximos dias......

Blog protected , do not copie

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape