sábado, 7 de janeiro de 2012

Um homem arabe para chamar de seu, Um amante berbere _Fri &Addi, Parte 63° - berberes famosos, casamento berbere

http://pt.wikipedia.org/wiki/Zin%C3%A9dine_Zidane
Protected by Copyscape Duplicate Content Penalty Protection
Do not copy
Nao copie sem autorizacao!
Creative Commons License
http://amandonoegitolovinganegyptianii.blogspot.com/ by Fri Krupp is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.


Marrocos - deserto

A sombra da fila se esticava pela areia do deserto, parecia um espelho gigante.
Nossas sombras as vezes tao alongadas, as vezes distorcidas, mas sempre contínua....

Eu estava me sentindo achatada pelo desconforto.

-Fri, we will stop very soon and you will feel better!
(Fri, nós vamos parar logo e vc se sentirá melhor!)

Ele continuava a advinhar meus desejos, mas gostei de saber que logo iríamos descansar.
E enquanto seguiamos a minha cabeca nao parava, talvez pelo efeito do sol, ou do proprio deserto os pensamentos fervilhavam, as emocoes se modificavam, outras nasciam, outras recebiam "updates".

Pensei sobre eu estar com um berbere/arabe...nunca imaginei que iria estar com alguem do Marrocos, tudo me levava a crer que ou seria com o Tarek ou com outro egípcio.

Mas, vejam a viravolta que a vida deu e eu ali no meio do deserto indo para algum lugar perdido naquela vastidao sem saber porque....

Fiquei tentando imaginar se eu conhecia algum outro berbere que nao fossem os jovens que conheci na net antes do Addi ou o próprio Addi...
Surpresa me lembrei de um - Zidane - sim o jogador - famoso Berbere (Nessa wikipedia abaixo da foto dele nao fala q ele e Berber, mas ele é).

Claro que há muitos outros berberes que sao conhecidos, com certeza se voce fizer uma busca no google vai encontrar alguns deles.

Dois berber que estava junto conosco comecaram a conversar e percebi que falavam algum outro dialeto que eu nao tinha escutado Addi falar...e comecei a pensar sobre eles.

Pensar que eles podiam falar mais do que 300 dialetos, e mais ainda - nao existe uma forma escrita dos mesmos, e passado de boca em boca, sao dialetos falados e nao escritos, imagina a coisa?
Mesmo que Addi me contou o significado de alguns, confesso que ouvi mais nao registrei muita coisa, e aos poucos estou esquecendo todo o resto.

Percebi que alguns dos berberes eram muculmanos, essa religiao chegou a eles pela invasao dos arabes, mas mesmo assim alguns deles mantiveram suas tradicoes ritualisticas, e ate podemos assim dizer - pequenas superticoes.

Cada vez que eu lia coisas na internet sobre os berberes e perguntava ao Addi notei que ele ja conhecia muitas das coisas que deles eram ditas e escritas - as coisas que o sistema queria que soubessem deles...sim eles as conhecia...

Algumas dessas coisas ele me explicou como eram diferentes e outras delas ele apenas sorriu e nunca me deu mais informacoes.

Nao sei se devido ao fato de nao merecerem uma explicao, ou se nao deveriam nunca ser conhecidas.
Ele conhecia a originalidade de cada uma delas, conhecia o que era verdadeiro e o que era invencao, mas nao sei porque ele nao quis me contar mais ...mas ali no deserto eu comecei a pensar que talvez ele iria esperar a hora certa.

Pelo que conheci do Addi ele nao era o tipo de pessoa que queria me esconder alguma coisa sobre isso, ele deveria estar esperando alguma coisa a mais acontecer de mim, ou por mim, ou para mim...que ele pudesse entao se abrir mais ou me revelar algo mais....
Muitas coisas vao continuar a serem misteriosas porque as pessoas continuam perigosas, as "pessoas" que sabem manipular...

Chegando as tendas

Logo pude ver as tendas, e minha alegria surtiu um efeito maravilhoso no meu corpo, logo estaria fora daquele balanco, daquele sacolejar que me moia todo o corpo, que alivio - suspirei!

Os animais tambem pareciam felizes de verem as tendas...enfim todos poderiam descansar e comer...

Dali ele me levou a conhecer outras tribos, me encantei com todas, mas para nao levar muito tempo nas postagens comentando sobre elas vou colocar alguns videos do youtube com tribos similares para que voces possam ter uma ideia da beleza do que vi
Quem sabe um dia, se der tempo ainda comentarei com mais detalhes esses dias vividos com ele entre as tribos e outros berberes.

Os grupos que conheci com Addi eram de povos mais livres do que os berberes que conheci pela net, tanto sao que devem continuar sendo, por isso nem vou comentar muito sobre eles

Addi confiou em mim e eu devo sempre salvar dentro de mim o que ele a mim confiou como se fosse um tesouro.

Quando vi os berberes - homens e mulheres desses grupos fiquei tao impressionada, nao so com a cultura deles, com o colorido das roupas, a riqueza de detalhes das joias e adornos, mas um tudo que eles representavam...

Passei os olhos pelo fisico de alguns, o tom de pele, os cabelos, os olhos - hoje em dia os berberes podem ter a pele desde a branca a outros tons de pardo/marrom que com o sol intenso pode ficar bem escurecido.
Tudo neles me fazia pensar - como teriam sido os primeiro berberes, como teriam sido os originais.


Por que digo isso? digo porque eles se misturaram, principalmente com os arabes e outras tribos, mas eu me questionava sobre os primeiros...


Um dia perguntei ao Addi se havia casamentos de primas na familia dele, pois afinal eu já tinha lido algo que algumas tribos de berberes que viviam na regiao do Marrocos aceitavam casamento com primas, por ex; casar com a filha do irmao do pai - isso e casamento com prima de primeiro grau.

Li que os Imazig aceitavam - assim diziam alguns sites.
Nesse dia em que o questionei ele estava se preparando para me dar as explicacoes quando chegaram as tias "Carlotas" e nos tomaram todo o tempo...e eu fiquei sem a explicacao.


Em uma das tribos que fomos houve um casamento - um casamento de verdade e nao a encenacao de um casamento, como pode acontecer em Imilchil - nesse festival que algumas tribos encenam o casamento, assinam os papeis mas depois fazem um casamento serio e dai e que vem a melhor parte hehehe.

Havia tanta gente, a alegria era tamanha entre eles, o Addi nao ficava sozinho quase nunca - sempre alguem queria falar com ele e o tomava de mim, praticamente fiquei sozinha com as mulheres que tentavam me deixar a vontade entre elas, mas a dificuldade de entende-las dificultou tudo para mim.


http://al-qasr-abu-danis.blogspot.com/2008_06_01_archive.html


Com certeza poderia ter aprendido tanto se pudesse falar ou entender aquele dialeto, ou se o Addi estivesse ao meu lado traduzindo tudo.
E o casamento em uma das tribos estava acontecendo... me emocionei

Que coisa linda!
Nao sei se achei lindo pelo colorido ou por que eu via alegria nos olhos deles, afinal nunca gostei de casamentos, mesmo de outras cutluras, nao gosto de rituais.

Mas, eles estavam de verdade felizes, contagiava...

E sei que Addi também nao gostava de rituais, no entanto estava ali, prestigiando a familia dos noivos.
Mas ele mesmo ja tinha me dito que nao poderia deixar de participar pois os familiares e alguns amigos nao tinham a mesma opiniao.

Casamento berber - as mulheres de um lado e homens de outro dancando, me lembrou um pouco as tribos indigenas do Brasil...pois as mulheres ficam de um lado e homens de outro, nao é assim?


Mas, seriam todas as tribos assim, creio que nao, so vi um por ali, e nas outras tribos vi outras coisas.


Adorei estar no meio deles, recebemos muitos presentes, muitos enfeites e adornos que Addi disse que iriamos guardar para sempre com carinho - tambem Addi os presenteou, todos pareciam satisfeitos.


Pensei que nao seria benvinda, afinal sou uma estrangeira, mas o amor/respeito que tinham por Addi os fizeram me aceitar, ou eles sao assim mesmo, hospitaleiros e amistosos...


As mulheres lindas e encantadoras com um leve ar de misterio com aquelas vestimentas coloridas adoraram ter-me nas maos para enfeitar.

E coloca isso, experimenta esse outro, que tal essa cor, ou esse adorno nos cabelos?

Me senti uma boneca nas maos delas, mas eram adoraveis- aquelas lindas e alegres mulheres berberes.

Queria muito saber aquele dialeto, ah! como eu desejei poder falar aquele dialeto - para que nos todas pudessemos nos comunicar e dividirmos nosso saber, nosso conhecimento - mas nao foi assim que aconteceu - mal sei o ingles rs rs rs


Consegui achar um video que mostra o festival que eu ja tinha ouvido falar pela irmazinha do Addi e queria tanto participar.






Lembro as voces que esses videos nao sao das tribos que estive

esse video debaixo e de um casamento marroquino

- um pouco diferente do casamento
berbere

Continua....

Blog protected , do not copie

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape